Instituto de Canto Márcia Tauil




  • Grupo Novas Vozes de Brasília - foto ©Isís Dantas

Minha caminhada como professora de canto começa nos anos 2000, quando minha voz começa a falhar e minha carreira começa a sofrer e quase se extinguir. 
Sem saber porque minha voz sumia e consequentemente o medo de aceitar trabalhos e  assumir a carreira, surgia, passei a frequentar médicos, numa jornada de anos, muitos anos de exames e suspeitas, na busca da causa.
Alguns profissionais começaram a pesquisar a questão psicológica, de eu ter medo de palco, de eu não confiar em mim e eu respondia que tinha certeza que era físico. Pois eu sempre senti foi amor ao palco e confiança na Música e na carreira que escolhi, a de cantora.

Com todos os problemas que passei, cada vez com o corpo físico mais fraco, nunca desisti.
Em 2013 descobrimos a doença Celíaca, que é a reação imunológica à ingestão do glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio e que cria uma inflamação que danifica o revestimento do intestino delgado, causando complicações médicas. Isso também impede a absorção de alguns nutrientes (má absorção) causando inchaço, gases, fadiga, baixa contagem de glóbulos vermelhos (anemia) e osteoporose. O principal tratamento é uma dieta rigorosa sem glúten que pode ajudar a controlar os sintomas e promover a cicatrização intestinal.

Mas o que isso tem a ver com a Voz?
Com a fraqueza veio a dificuldade do controle muscular e respiratório. E além disso: a inflamação da mucosa não ficava só no intestino, mas também nas pregas vocais, que são revestidas por mucosa.
Quase impossível cantar nas crises, e sem saber, comendo glúten e alimentos considerados saudáveis para as pessoas sem esta doença, diariamente, eu estava sempre em crise.

Desde 2013 sigo a dieta rigorosamente, mas como passei mais de 40 anos de minha vida sendo atacada pelo glúten, muitos problemas ainda surgiram e em 2020 perdi a voz novamente. Os anos de doença me levaram a ter bócios internos e a operar, e mesmo não sendo nada nas pregas vocais, elas foram abaladas na operação. 

Mas... desde que descobri, lá em 2013, que minha voz seria afetada por esta doença e suas consequências, passei a estudar a fisiologia vocal, a técnica vocal e comecei a voltar a me apresentar:
As pessoas mais perto de mim se surpreenderam, cantores profissionais da noite se surpreenderam e pessoas com problemas vocais passaram a me procurar. 

Com esta demanda, busquei formação como Professora de Canto e venho formando profissionais, dando Voz à vozes desacreditadas e criando caminhos e possibilidades de se usar as ferramentas que possibilitam o canto. QUANDO COMECEI, PRECISEI ME SUPERAR. FOI DESAFIADOR, CONFESSO! LEVEI MUITO TEMPO, ESTUDEI MUITO, EXPERIMENTEI DIVERSAS METODOLOGIAS, ATÉ CHEGAR NO MÉTODO QUE APLICO HOJE COM GRANDE SUCESSO JUNTO AOS MEUS ALUNOS! 

Nasceu assim, o Instituto de Canto Márcia Tauil. Com o Instituto, cantores se profissionalizam individualmente e também em grupo, como o Novas Vozes de Brasília, mais um braço de sucesso dessa jornada.








Márcia Tauil Instituto de Canto
:: Youtube 

Contato 
marciatauill@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário